AUTOR: Thiago Ramos

EDIÇÃO: 

ANO: 2018

GÊNERO: Poemas e Poesias

PÁGINAS: 152

IDIOMA: PORTUGUÊS

Sinopse:

PALMACÉTICA

O livro de estreia do artista tocantinense Thiago Ramos de França, a reunião de poemas intitulada Palmacética, publicada pelaSoul Editora, traz um apanhado poético da capital mais nova do país, Palmas, no Estado do Tocantins. "Comecei a escrevê-lo em 2011, quando ainda morava em Palmas. E o livro veio sendo produzido ao longo desses anos; um poema aqui, um texto acolá, sem muita pressa, de forma natural", relata o autor.

O livro faz referências a experiências vividas por Thiago desde os tempos de universidade, entre 2002 e 2011, quando cursou Jornalismo na Universidade Federal do Tocantins, UFT, reflexões sobre a cidade, visões de amigos, moradores, cultura local, além de questões sociais, políticas, históricas e institucionais, quase sempre com ironia e humor. O próprio título é uma crítica à ideia de que certas modernidades foram alcançadas pela sociedade tocantinense. "Palmacética é um neologismo, uma junção de 'Palmas' mais 'cética'. O que não se trata do ceticismo da cidade e sim do eu-lírico. Meu ceticismo reside na ideia de que alcançamos o século XXI em avanços sociais. Na verdade ainda estamos lá no século XVIII. Por isso o design do Palmacética ser livremente inspirado em livros editados nesse período, que é uma forma de demarcar visualmente nossos atrasos", complementa.

Palmacética tem dois objetivos. O primeiro é servir como um ponto de reconhecimento para os próprios palmenses e tocantinenses. "Ver a comunidade se enxergando no livro será maravilhoso. Quero muito poder notar questões próprias, locais, que por um filtro literário e poético encontrarão eco nas pessoas". O segundo objetivo é de apresentar Palmas e um pouco da cultura tocantinense para públicos de outros lugares, outros Estados brasileiros. "Até fiz um glossário com termos, expressões, culinária, histórias e especificidades pra que ninguém ficasse perdido. Espero também, a partir da sua publicação, quePalmacética possa servir de base pra discussões mais aprofundadas acerca dos temas tratados em suas páginas e que na vida real nos afligem, oprimem e, principalmente, nos limitam", reflete.

Organização

O livro está dividido em capítulos. "Primavera", "Verão", "Outono", "Inferno" e "Paraíso", em que cada um possui textos e proposições bem distintas. "Quando fui digitar o conteúdo do livro percebi que havia textos que não ficavam muito bem lado a lado, que destoavam enormemente em tom e temática. Precisei separá-los em blocos, mas notei que havia uma sequência implícita entre eles. No fim das contas, mesmo tendo sido feitos aleatoriamente e em anos distintos, é como se todos os textos formassem uma única história. Promovendo uma espécie de romance de miudezas ou uma epopeia de fragmentos", conta.

 

Outras Linguagens

Palmacética flerta com outras linguagens artísticas, como os quadrinhos, a música e o audiovisual. O livro físico extrapola para outras mídias, com desdobramentos na internet e também em futuras intervenções urbanas na cidade de Palmas, em alguns dos locais retratados nos poemas. "O livro cabe e não cabe em si. Valem as duas possibilidades. Tem muitas outras surpresas, mas não pretendo estraga-las contando agora. É melhor adquirir o livro e conferir", finaliza.

 

 

 

Compre o seu na pré-venda, ganhe um marcador especial e receba seu exemplar autografado e em mãos, pelo próprio autor!

Apenas R$ 38,00




O Autor

Thiago Ramos é Jornalista e escritor. Natural de Palmas, Tocantins, atualmente reside em São Paulo, dando enfoque à carreira de escritor.